Sobre

6º CIENP

Tema: Competências Socioemocionais e os Processos Educativos para o Século XXI

Data: 17, 18 e 19 de Julho de 2019

Público-alvo: Dirigentes Municipais de Ensino, Professores de Educação Básica, Supervisores de Ensino, Assessores Pedagógicos, Assessores de Coordenadoria Pedagógica, Diretores de Escola, Assessores de Direção de Escola e demais profissionais do quadro do magistério das Redes Públicas de Educação dos Municípios que integram o ADE Noroeste Paulista, além de profissionais de Instituições Públicas e Privadas de Ensino, do Ensino Superior, do Ensino Técnico e Profissionalizante, e Alunos de Licenciaturas.

Objetivo: Gradativamente a escola do século XXI enxerga o ser humano em sua totalidade, considerando suas características, vivências e experiências. Esse modelo de Educação no qual a escola atua como instrumento de transformação prioriza o desenvolvimento do educando de forma integral requer o planejamento e aplicação de práticas pedagógicas compromissadas com a vida em sua dimensão global, ou seja, o fomento de processos educativos em prol das Competências Socioemocionais, tão importantes quanto os conteúdos específicos das diferentes áreas do conhecimento. As Competências Socioemocionais agrupam diversas habilidades que o indivíduo desenvolve para lidar com as próprias emoções, conseguindo gerenciá-las, alcançar objetivos, lidar com frustrações, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, ter domínio de ações comunicativas e colaborativas, tomar decisões de maneira responsável, entre outras. Cabe ressaltar que as dez habilidades socioemocionais mais relevantes ao convívio social são: empatia, felicidade, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade. Desta maneira, o 6º CIENP tem como objetivo oportunizar formação continuada e atualização em Competências Socioemocionais e práticas educacionais de excelência aos profissionais do magistério com foco na superação dos desafios interpostos pela ação de Educar no século XXI.

Beneficiados indiretos: Por se tratar de um evento organizado através de uma iniciativa do ADE Noroeste Paulista, indiretamente beneficiará a Educação Territorial dos 64 municípios participantes do colegiado, contemplando mais de 61 mil alunos da Educação Básica, superando o número de 290 Escolas Públicas Municipais do Noroeste Paulista, impactando 680 mil habitantes que compõem o Arranjo.


Apoio Educacional